eu de mim

18 maio 2006

a cidade que não é tua


eis que existe cidade mais pra fora do que pra dentro. mais cidade lá fora do que aqui dentro. muito mais cidades fora do que dentro. existem cidades aos milhões, mas que estão fora, não dentro. mais para dentro outro tipo de cidade. quase vila. outro tipo de cidade, que não esta. que não a cidade de ontem. urbana. quadrada. quilometrada. não esta cidade arquipélago. nem a do continente. nem mesmo a do cristo em pedra. mais que cidade, lugarejo. fim de mundo. nem estrada. nem ruela. existe mais como célula. casca. quase muda. essa cidade não se faz de gente. de números. de alfabetos. de nomes. mais de imagem. de sonho. esta cidade é mais pro meu lado. mais vizinha. está muito mais chegada a mim do que esta que não fala comigo. que é bruta. burra. um paralelepipedo constante. cimento. cruzamento. muito burra, mesmo. asfáltica. miserável. um hino ao entorpecimento dos sentidos. a minha cidade é uma vila. pequena. disforme. metida a lugarejo. é mais que metrópole. é a capital dos meus medos. minhas raivas. angústias. segredos. é a cidade que me põe com sono. me desalerta da outra cidade que existe lá fora. aquela que todos repudiam. que ninguém se fala. a cidade de dentro é pra poucos. para os mais atentos. para os mais envenenados. a cidade daqui de dentro é mais pra dentro. é mato. é vilinha. não tem casinha. muito menos apartamento. é mesmo ao relento. a cidade de dentro tá mais pra bicho do que pra gente. não te pede nome. não exige qualidade de vida, muito menos capital. é cidade de poucos. desabitada. cidade que não existe pra fora. cidade que não tem lugar pra mais ninguém.

1 Comments:

Blogger c. said...

da minha ilha daqui a tua vilazinha daí, será que existe uma ponte, ou melhor, um caminho submerso? acho que sim, acho que sim... que esta cidade de fora, que daqui avista mar, chegando perto, é feita de mesmice e burrice.

12:43 PM  

Postar um comentário

<< Home